CBDA ofereceu uma oportunidade para os nadadores de águas abertas do Brasil, por conta do conflito de datas, Copa do Mundo de Ibiza, na Espanha, e o Troféu Maria Lenk no Rio de Janeiro, os atletas foram autorizados a tomar seus tempos em busca de conseguir suas vagas para as possíveis Seleções Brasileiras da temporada.

Matheus Melecchi do Grêmio Náutico União foi o único a tomar a opção na participação e conseguiu um resultado bastante expressivo logo na primeira noite de disputa do Troféu Maria Lenk. Nadando sozinho, a noite, logo após todas as finais A, B e C, Melecchi fez a melhor marca da sua carreira nos 1500m livre 15:15.68. Sua melhor marca anterior era da Seletiva Olímpica do ano passado com 15:26.60.

O novo melhor tempo de Melecchi terminou como terceiro colocado na prova, somente atrás do australiano Sam Short da Unisanta 15:05.36 e Guilherme Costa do SESC RJ 15:09.10. Entretanto, a CBDA não considerou o tempo de Melecchi para o resultado da prova, mas somente para efeito de tomada de tempo. Assim, Stephan Steverink do Flamengo 15:19.17 e João Pierre Campos do Fluminense 15:21.16 foram premiados no pódio de quatro nadadores por conta da presença de um atleta estrangeiro.

O tempo de Melecchi, assim, somente entra para o seu database, e vai ser considerado, embora não represente a primeira medalha de Brasileiro Absoluto da carreira dele, mas deve ser o suficiente para garantir a vaga nos Jogos Panamericanos Júnior de Assunção, no Paraguai, o grande objetivo do atleta.